O projeto de extensão PROTECA e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) convidam profissionais e estudantes a enviarem resumos para apresentação no Seminário.
Nosso objetivo é promover o debate e a troca de experiências sobre diferentes formas de prevenção e enfrentamento à s violências contra crianças e adolescentes, fortalecendo redes de proteção e divulgação cientÃfica no tema.
O evento é gratuito para todos os participantes (ouvintes e apresentadores).
📅Prazo de submissão: até 10/03 20/03  23/03 (prazo de submissão final!)
📅Avaliação por revisores: até 01/04
📅Divulgação dos resumos aceitos: até 01/04 [âš ï¸ confira os resumos aceitos! âš ï¸]
📅Divulgação da programação completa: [confira a programação completa!]
Em ambas as modalidades, os dados a serem preenchidos serão idênticos, apenas havendo diferença em relação à forma de apresentação (que será melhor detalhada logo após a divulgação do resultado da avaliação dos resumos inscritos).
Para inscrição de resumo no evento, o proponente deverá preencher ficha de inscrição contendo:
PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE O BULLYING ESCOLAR: CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE MENSURAÇÃO
Pesquisas nacionais e internacionais tentam entender o bullying e suas implicações, as quais parecem estar cada vez mais consolidadas nas escolas, envolvendo tanto alunos quanto corpo docente. Sendo o professor um mediador de conflitos e situações de violência na sala de aula, o bullying um fenômeno multicausal e o ensino médio uma etapa que não possui tanto destaque em pesquisas relacionadas ao assunto no Brasil, levanta-se a necessidade da discussão sobre a importância da percepção docente e dos estudantes do ensino médio para medidas de combate e enfrentamento a esse tipo de violência. Para identificar e avaliar tais percepções, se fazem necessários instrumentos adequados. Assim, este estudo objetiva relatar o processo de construção de um instrumento para identificação das percepções de docentes sobre o bullying escolar no ensino médio. Este trabalho faz parte das atividades desenvolvidas na iniciação cientÃfica. Revisão de literatura inicial demonstrou que os estudos que investigam as percepções docentes sobre o fenômeno utilizam diferentes instrumentos (quantitativos e qualitativos) e que não há um consenso sobre o mais adequado para o contexto brasileiro, evidenciando a importância de se criar um instrumento que possibilite identificar a tais percepções. Sendo assim, pretende-se apresentar no relatório final as evidências de validade baseadas na avaliação dos juÃzes para o instrumento de identificação das percepções docentes e entrevistas com o público-alvo da pesquisa. Estas etapas são de fundamental importância na validação de um instrumento para que possa ser disponibilizado para a comunidade escolar e posteriormente mensurar os resultados para criação de estratégias de combate a violências sistemáticas. PALAVRAS-CHAVE: bullying; professores; violência; adolescentes; avaliação; instrumento. *BOURDIEU, Pierre. A distinção: crÃtica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2007. MELLO, Flávia Carvalho Malta et al. A prática de bullying entre escolares brasileiros e fatores associados, Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2015. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 22, n. 9, p. 2939-2948, 2017. SILVA, CÃntia Santana e. A opressão entre os muros da escola: o bullying entre estudantes da rede estadual de ensino básico de Minas Gerais. 2014. 116 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) – Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2014. *Obs.: Neste exemplo, as referências são ilustrativas. |
Para mais informações ou dúvidas, entre em contato: eventoproteca@ufpr.br
As inscrições ficaram abertas até 20/03 23/03 (prazo de submissão final!).
Contamos com sua presença e envolvimento neste esforço de prevenção e fortalecimento de redes de proteção infanto-juvenil!
O seminário é uma iniciativa do projeto de extensão PROTECA, que há mais de 10 anos atua na defesa dos direitos de crianças e adolescentes em ambientes fÃsicos e virtuais. Dentre diversos projetos de pesquisa, o PROTECA já desenvolveu um observatório de monitoramento contra o abuso infantil, em parceria com o Ministério da FamÃlia, Mulher e Direitos Humanos, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a UFPR.
Para conhecer mais:
Contribua com suas experiências, aprenda com especialistas e forme parcerias para fortalecer as redes de proteção. Esperamos você entre os dias 24 e 26 de abril, no Câmpus Jardim Botânico da UFPR.
Juntos, podemos fazer a diferença!
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