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Submissão de Resumos

| Submissão de Resumos

O projeto de extensão PROTECA e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) convidam profissionais e estudantes a enviarem resumos para apresentação no Seminário.

Nosso objetivo é promover o debate e a troca de experiências sobre diferentes formas de prevenção e enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes, fortalecendo redes de proteção e divulgação científica no tema.

 

O evento é gratuito para todos os participantes (ouvintes e apresentadores).

 

Cronograma Geral

📅Prazo de submissão: até 10/03 20/03   23/03 (prazo de submissão final!)

📅Avaliação por revisores: até 01/04

📅Divulgação dos resumos aceitos: até 01/04 [âš ï¸ confira os resumos aceitos! âš ï¸]

📅Divulgação da programação completa: [confira a programação completa!]

 

 

Modalidades de Submissão

  1. Pôster: exposição visual com banner.
  2. Roda de Conversa: apresentação oral com discussões interativas.

Em ambas as modalidades, os dados a serem preenchidos serão idênticos, apenas havendo diferença em relação à forma de apresentação (que será melhor detalhada logo após a divulgação do resultado da avaliação dos resumos inscritos).

 

Eixos Temáticos: Saiba onde o seu resumo se enquadra

  1. 👩â€âš•ï¸ Saúde: Envolve iniciativas preventivas e ações de assistência; inclui protocolos, avaliações de impacto de ações de intervenção e atividades epidemiológicas acerca da violência na infância e adolescência.
  2. 👩â€ðŸ« Educação: Trabalhos que abordem proposições educativas, ações de conscientização e prevenção em ambientes formais ou não-formais de ensino.
  3. âš–ï¸ Justiça: Aborda políticas públicas, legislações, instrumentos de proteção e integração entre órgãos do sistema de justiça, incluindo a articulação com escolas e famílias.
  4. 👨â€ðŸ’» Tecnologia: Focado em soluções e metodologias digitais que contribuam para a identificação e prevenção da violência contra crianças e adolescentes, além de ferramentas de apoio a vítimas e profissionais.

 

Normas de Submissão

  • ➣ Profissionais e estudantes de áreas da proteção da infância e adolescência (Saúde, Educação, Direito, Justiça, Segurança, Tecnologia, etc.) são convidados para submeter resumos.
  • ➣ Cada proponente pode submeter até dois trabalhos como autor ou coautor, sendo um em pôster e outro em roda de conversa.
  • ➣ O número de trabalhos aprovados será definido pela disponibilidade de suportes para os pôsteres, e pelo tempo previsto para as rodas de conversa, incluindo a discussão das contribuições, o que será definido pela Comissão Científica.
  • ➣ No resumo, devem ser observados os cuidados éticos em relação à identificação de pessoas e instituições, e caso o objeto do trabalho tenha passado por Comitê de Ética em Pesquisa, isso deve ser mencionado.
  • ➣ Como principais critérios para avaliação dos trabalhos, a Comissão Científica utilizará os seguintes: aderência ao tema do evento, diversidade de categorias (conforme as alternativas previstas no edital) e contribuições para a discussão da temática.
  • ➣ Se for necessário e pertinente, a Comissão Científica poderá realocar algum trabalho aprovado, de uma categoria ou eixo para outro.
  • ➣ O resultado da análise será divulgado na página do evento, de acordo com o Cronograma Geral.
  • ➣ A submissão de resumos ocorre exclusivamente via formulário online (link disponível nesta página).
  • ➣ Cada resumo pode ter até cinco autores/coautores.
  • ➣ Os resumos que não atenderem ao estabelecido nestas normas, não serão avaliados, e não serão aceitos.

 

Informações para o Preenchimento do Formulário de Submissão

Para inscrição de resumo no evento, o proponente deverá preencher ficha de inscrição contendo:

  1. título do resumo (até 120 caracteres com espaço)
  2. modalidade: pôster; roda de conversa; ou ambas
  3. eixo temático: Saúde, Educação, Justiça, Tecnologia, observando as informações sobre eles
  4. categoria do trabalho:
    1. relato de experiências (por exemplo, ações de conscientização realizadas em uma escola),
    2. produto (como jogos, cartilhas, folders, entre outros),
    3. extensão (quando o que for abordado derivar de ação registrada como extensionista em uma instituição de ensino superior),
    4. pesquisa (acadêmica, como de iniciação científica, trabalho de conclusão de curso, dissertação ou tese, ou pesquisa institucional, realizada por ONG, por órgãos governamentais, entre outros),
    5. boas práticas (ações já institucionalizadas e com resultados positivos, como de ONGs, escolas, postos de saúde, entre outros)
  5. resumo de 250 a 300 palavras em um único parágrafo, contendo necessariamente o objetivo do trabalho a ser apresentado, a metodologia (de pesquisa, de ação de extensão, da experiência ou prática) e resultados.
  6. De 3 a 5 palavras-chave;
  7. De 2 a 4 referências principais, podendo ser bibliográficas, de sites, etc. Estas referências não contam para a composição do limite de 250 a 300 palavras do resumo. Devem ser observadas as normas da ABNT para estas referências, seguindo o que está estabelecido no Manual de Normalização, disponível em https://bibliotecas.ufpr.br/servicos/normalizacao/
  8. nome completo, instituição de vínculo, CPF, email de contato de cada autor do trabalho (caso haja mais de um autor)

 

Exemplo de Resumo

PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE O BULLYING ESCOLAR: CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE MENSURAÇÃO

Pesquisas nacionais e internacionais tentam entender o bullying e suas implicações, as quais parecem estar cada vez mais consolidadas nas escolas, envolvendo tanto alunos quanto corpo docente. Sendo o professor um mediador de conflitos e situações de violência na sala de aula, o bullying um fenômeno multicausal e o ensino médio uma etapa que não possui tanto destaque em pesquisas relacionadas ao assunto no Brasil, levanta-se a necessidade da discussão sobre a importância da percepção docente e dos estudantes do ensino médio para medidas de combate e enfrentamento a esse tipo de violência. Para identificar e avaliar tais percepções, se fazem necessários instrumentos adequados. Assim,  este estudo objetiva relatar o processo de construção de um instrumento para identificação das percepções de docentes sobre o bullying escolar no ensino médio. Este trabalho faz parte das atividades desenvolvidas na iniciação científica. Revisão de literatura inicial demonstrou que os estudos que investigam as percepções docentes sobre o fenômeno utilizam diferentes instrumentos (quantitativos e qualitativos) e que não há um consenso sobre o mais adequado para o contexto brasileiro, evidenciando a importância de se criar um instrumento que possibilite identificar a tais percepções. Sendo assim, pretende-se apresentar no relatório final as evidências de validade baseadas na avaliação dos juízes para o instrumento de identificação das percepções docentes e entrevistas com o público-alvo da pesquisa. Estas etapas são de fundamental importância na validação de um instrumento para que possa ser disponibilizado para a comunidade escolar e posteriormente mensurar os resultados para criação de estratégias de combate a violências sistemáticas. 

PALAVRAS-CHAVE: bullying; professores; violência; adolescentes; avaliação; instrumento.

*BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2007.

MELLO, Flávia Carvalho Malta et al. A prática de bullying entre escolares brasileiros e fatores associados, Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2015. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 22, n. 9, p. 2939-2948, 2017.

SILVA, Cíntia Santana e. A opressão entre os muros da escola: o bullying entre estudantes da rede estadual de ensino básico de Minas Gerais. 2014. 116 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) – Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2014.

*Obs.: Neste exemplo, as referências são ilustrativas.

 

 

Para mais informações ou dúvidas, entre em contato: eventoproteca@ufpr.br

As inscrições ficaram abertas até 20/03  23/03 (prazo de submissão final!).

Contamos com sua presença e envolvimento neste esforço de prevenção e fortalecimento de redes de proteção infanto-juvenil!

 

Organização

O seminário é uma iniciativa do projeto de extensão PROTECA, que há mais de 10 anos atua na defesa dos direitos de crianças e adolescentes em ambientes físicos e virtuais. Dentre diversos projetos de pesquisa, o PROTECA já desenvolveu um observatório de monitoramento contra o abuso infantil, em parceria com o Ministério da Família, Mulher e Direitos Humanos, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a UFPR.

[Organização do evento]

Para conhecer mais:

 


Junte-se a nós nesse compromisso em defesa da infância e adolescência!

Contribua com suas experiências, aprenda com especialistas e forme parcerias para fortalecer as redes de proteção. Esperamos você entre os dias 24 e 26 de abril, no Câmpus Jardim Botânico da UFPR.

Juntos, podemos fazer a diferença!

 

Realização:  

 

 

Apoio:

    

 

Patrocínio:

Universidade Federal do Paraná
PROTECA

R. Evaristo F. Ferreira da Costa, 383-391
81530-090 | Curitiba |
proteca@ufpr.br

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