O projeto de extensão PROTECA apresenta na tabela a seguir os resumos aceitos para apresentação presencial como pôster e/ou roda de conversa no Seminário Multiprofissional de Prevenção e Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes.
TÃTULO DO TRABALHO | AUTORIAÂ Â |
A ATUAÇÃO DA ÃREA DE PSICOLOGIA NO “PROJETO-CUIDADO!â€: A EFETIVAÇÃO DA POLÃTICA NACIONAL DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL NAS COMUNIDADES ESCOLARES | Sandra Garcia Neves; Raquel Franco Ferronato; Fabiola Martins da Silva; Isabella Michalski dos Santos |
A ATUAÇÃO INTERSETORIAL DO CREAS NO ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA PERSPECTIVA NO SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS | Claudia Gomes de Liz; Airton de Oliveira |
A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA NA PREVENÇÃO DOS MAUS TRATOS NA INFÂNCIA | Elda Lilian Nascimento da Cruz |
A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL EM AMBIENTE DOMÉSTICO: DA VIOLÊNCIA NATURALIZADA À VIOLAÇÃO DE DIREITOS |
Samira Souza Viana Brito |
A SIMULAÇÃO CLÃNICA COMO ENSINO-APRENDIZAGEM NA IDENTIFICAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER NA ATENÇÃO PRIMÃRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. | Alitheia Karla da Silva; Anna Victoria Maurer Ravaglio; Bárbara Soffa Theodorovicz; Matheus Guelssi dos Santos; Victoria Luzia Antunes Grothe |
A TEMÃTICA DAS VIOLÊNCIAS CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA FORMAÇÃO DO CIRURGIÃO-DENTISTA: EXPERIÊNCIA DA UFPR | Amanda Moraes Hauagge; Juliana Feltrin de Souza Caparroz; Fabian Calixto Fraiz; José Vitor Nogara Borges de Monezes; Luciana Reichert Assunção Zanon |
A UTILIZAÇÃO DO SINAN NOS HOSPITAIS NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES | Larissa Vaz Canelossi Rosa; Beatriz de Fátima Purkoot Novack; Beatriz Pacini dos Santos; Luiza Bonfim de Oliveira |
AS CRIANÇAS E O PROGRAMA CÃVICO-MILITAR: REFLEXÕES SOBRE O AUTORITARISMO PEDAGÓGICO A PARTIR DE VIVÊNCIAS NO ÂMBITO DO PIBID | Daniel Luiz Stefenon |
ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO MULTIDISCIPLINAR EM PACIENTE VÃTIMA DE MAUS-TRATOS | Eduarda Fagherazzi; Daniela Bellafronte Betoni; Laisla Gaudêncio Chaim; Yasmine Mendes Pupo; Delson João da Costa |
AVALIAÇÃO DE FAMÃLIAS NO ACOLHIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: DE ORIGEM, EXTENSAS, ACOLHEDORAS E ADOTANTES. | Ilana Goretti Cavichiolo |
BRINCANDO E APRENDENDO A SE PROTEGER: LUDOPEDAGOGIA NA SEGURANÇA DIGITAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES | Emerson Miguel da Silva; Ana Carolina de Sousa |
CAMPANHA DEFENDA-SE E O USO DE COMUNICAÇÃO AMIGÃVEL PARA PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS | Milena Cristina Alves; Rafael Rodrigo Teixeira; Bárbara Pimpão Ferreira; CecÃlia Landarin Heleno |
CASOS CLÃNICOS E JOGO SÉRIO PARA A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE PARA IDENTIFICAÇÃO DE VIOLÊNCIA A CRIANÇA E ADOLESCENTE | Izabela Andréa da Silva; Isabela Makiolka Montingelli; Carlos Nascimento Silla Jr; Deborah Ribeiro Carvalho; Marcia Regina Cubas |
CIDADANIA DIGITAL: COMPETÊNCIA ESSENCIAL PARA A EDUCAÇÃO | Fabricia Medeiros Mendes; Thiago Alfredo Silveira; Danielle Fatima Adada Oresten |
COMO VOCÊ ESTà SE SENTINDO HOJE? | Andréa Regina Ferrari Assunção; Bruna Duarte Bueno |
CONSELHO TUTELAR NA FREQUÊNCIA: GARANTINDO O DIREITO À EDUCAÇÃO E PREVENINDO A EVASÃO ESCOLAR | Gleice Ferreira Pereira |
CRIAR SESC CADEIÃO: IMAGINAÇÃO, INFORMAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO – JUNTOS PELO DIREITO DE BRINCAR! | Aline Cristina Sales da Silva; Amanda Silva Roma |
ECOSSISTEMA DE DEFESA E PROTEÇÃO DAS INFÂNCIAS NO ÂMBITO ECLESIAL E CIVIL | José André de Azevedo; Bárbara Pimpão Ferreira; Rafael Rodrigo Teixeira; Rivaldo Dionizio Candido; Gizele Barbosa da Silva |
EQUIPES TÉCNICAS DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E AVALIAÇÃO DE IMPOSSIBILIDADE DE REINSERÇÃO NA FAMÃLIA DE ORIGEM | Poliana Gomes Goslar; Adriano Furtado Holanda |
ESTRATÉGIAS E DESAFIOS NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: CAMINHOS PARA A PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS INFANTIS | Márcia da Silveira Inglat; Tatiane Carla Pardinho de Oliveira Aristich |
FORTALECENDO VÃNCULOS E PROTEÇÃO: EXPERIÊNCIA NA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA COM CRIANÇA E ADOLESCENTES DESACOMPANHADOS. | Fabiane Caroline Soares; Jeize Dias Costa |
IMPACTOS DA AGRESSÃO FÃSICA, DOMÉSTICA E SEXUAL EM SINTOMAS DE INSÔNIA EM UMA AMOSTRA REPRESENTATIVA DO BRASIL | Jefferson Souza Santos |
MAPEAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO BRASIL NO CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO: A NECESSIDADE IMEDIATA DE PROTEÇÃO | Sofia de Moraes Orsatto; Louissa Srama Rosner Cidral; Dayana Pires Santos; Isabela Campos Genkawa; Mariane Augusta Machado Franco |
MAPEAMENTO DE ESTRATÉGIAS PREVENTIVAS DA VIOLÊNCIA SEXUAL ENTRE PARES NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA | Bruna Gund; Fernanda Rafaela Cabral Bonato; Luiza Ferrario Genez; Camila Marina Nery Pellizzer; Roberta Cristina Gobbi Baccarim |
MATERIAIS DIDÃTICOS SOBRE A PROTEÇÃO AO ABUSO INFANTIL DESENVOLVIDOS EM PROJETOS DE EXTENSÃO | Ana Maria Caliman Filadelfi; Marcelo Picinin Bernuci; Ana Lucia Tararthuch; Maira Mello Rezende Valle; Fabiana Luca Alves |
MÃDIAS SOCIAIS COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO À PARENTALIDADE SAUDÃVEL E PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA NA PRIMEIRA INFÂNCIA | Clarice Lima de Lima; AneÃs Louise Peres; Laura Helena Salsa; Natália Ertl; Márcia Helena de Souza Freire |
O ESPAÇO DIPSI COMO ESTRATÉGIA DE GARANTIA DE DIREITOS: UM PROJETO SOCIAL EM CURITIBA – PR | Diego Palma de Castro; Ana Caroline Antunes |
O ESTÃGIO EM PSICOLOGIA NO ÂMBITO DA SAÚDE PÚBLICA E AS DIFERENTES FACES DA VIOLÊNCIA INFANTO-JUVENIL. | Andressa Cristine Kister Kerniski; Yohana Miyuki Muranobu Yano; Leonardo Augusto Retali Distler; Manuela Pimentel Leite; Luciana MaÃsa da Silva Sydor |
O PROJETO DE EXTENSÃO “NENHUM(A) A MENOS NA ESCOLA†E OS CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO DE AÇÕES DEMOCRÃTICAS COM AS CRIANÇAS NO COTIDIANO ESCOLAR | Roberlayne de Oliveira Borges Roballo; Leziany Silveira Daniel |
O SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA COMO ESPAÇO DE CONTROLE SOCIAL: IMPACTOS PSICOLÓGICOS E NEUROLÓGICOS NA FORMAÇÃO DE ADOLESCENTES. | Neverton Noia da Silva |
O USO DO CURTA-METRAGEM COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA PREVENÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O BULLYING | Mirian LetÃcia Mazzardo Dantas; Rodrigo Madeira Fernandes da Silva; Danielle Fatima Adada Oresten |
PAPEL DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL NO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM DO SENAC PARANÃ: UMA EXPERIÊNCIA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DOS JOVENS | Franciele Haline Hoffmann; Luciana Silva Ventura; Ana Carolini Colla; Bruna Estevão Costa Oliveira |
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO ESTADO DO PARANà ENTRE 2015-2023 | Tayna Caroline Hartman; Angelmar Constantino Roman; Solena Ziemer Kusma Fidalski |
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÃTIMAS DE VIOLÊNCIA ATENDIDAS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÃRIO DO PARANà | Carla Caroline Szyhta; Ana Madeira Brito Zylbersztejn; Diemys Pavão Trinta Freitas; Juliana Veiga Mottin; Nathalia Telles Paschoal Santos |
PROGRAMAS EDUCATIVOS DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA CONTRA MENINAS EM ESCOLAS PÚBLICAS: SÃNTESE DE EVIDÊNCIAS E DIÃLOGO PARA AÇÃO | Ana Cristina Azarias; Ana Carina Stelko-Pereira |
“PROJETO-CUIDADO!†AQUI FAZEMOS ARTE! – PROJETO DE PROMOÇÃO À SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES EM ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÃPIO DE CORUMBATAà DO SUL | Sandra Garcia Neves; Raquel Franco Ferronato; Juliana Silva Rodrigues dos Santos; Jaiane Bressiani da Silva |
PROJETO EXTENSÃO: BRINCAR, IMAGINAR E SONHAR E A ESCOLA COMO ESPAÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL – BIS. | Marcos Aurélio Balaban; Thainara Lucia Ubinski; Nathaly Vitória Freitas Veiga |
PROTEÇÃO DE DADOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ERA DIGITAL: IMPLICAÇÕES PRÃTICAS DA LGPD | Ana Claudia de Batista Fernandes Petroro; Erika Liria Matsugano Mariano; Elenice Mara Matos Novak; Luiz Wagner dos Anjos |
REGISTROS DE NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA DE VIOLÊNCIAS CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM FORQUILHINHA/SC (2013-2023) | Vitor Apolinário Malgarezi; Bárbara Pereira de Alencar da Rocha |
RELATO DE EXPERIÊNCIA DO MUNICÃPIO DE FRANCISCO BELTRÃO- PR: PROJETO O CONSELHO TUTELAR NAS ESCOLAS. | Pâmela Ferreira da Cruz; Luiz Renato dos Santos; Carla Aparecida Correa; Marcos Roberto Andretta Antunes; Patrique Nunes Iber |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: ATUAÇÃO DO ESTAGIÃRIO DE PSICOLOGIA NA REDE DE PROTEÇÃO | Fernanda dos Santos de Almeida; Valtair José Paulo da Silva |
STORYTELLING COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE INGLÊS E O DIÃLOGO SOBRE PROTEÇÃO INFANTIL | Juliana Reichert Assunção Tonelli |
TECENDO AÇÕES PARA PROMOÇÃO DA ESCOLA COMO ESPAÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL E GARANTIA DE DIREITOS | Ananda de Novais Santiago; Kerollaine Alexia Neves; Yohana Wanciw de Almeida; Lucelena Kukul; Priscila Pontes Macedo |
UM COLETIVO EM MOVIMENTO NO ENFRENTAMENTO ÀS VIOLÊNCIAS CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES | Giselle Moura Schnorr; William Lourenço de Paula; Mari Dalva Lourenço |
UM JOGO DIGITAL PARA ENSINAR CRIANÇAS SOBRE AUTOPROTEÇÃO CONTRA O ALICIAMENTO E ABUSO SEXUAL | André Tavares Leite de Lima; Nathália Nogueira Alves; Yan Oliveira da Costa; Vincent Van Santen Von Biveniczko Tomio; Natasha Malveira Costa Valentim |
UMA TECNOLOGIA DE CONSCIENTIZAÇÃO CONTRA O BULLYING NA ESCOLA | Deógenes Pereira da Silva Junior; Roberto Pereira; M. Cecilia C. Baranauskas |
VITAMINA FILOSÓFICA: O DIÃLOGO COMO FERRAMENTA DE AUTODEFESA COGNITIVA, EMOCIONAL E RELACIONAL | Gabrielle Barbosa da Silva Santos; Juliana Stonoga; Roberto Franzini Tibaldeo; Thais Fatima de Oliveira Pavezi; Vagner França |
VOZES SILENCIADAS, EFEITOS DURADOUROS DO ABUSO SEXUAL INFANTIL E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
Thanise Lima Vieira; Luciana Elisabete Savaris |
Sobre os trabalhos não aceitos: a pessoa autora principal receberá um email com o parecer da avaliação do resumo.
Em relação à apresentação de trabalho, em qualquer das modalidades e categorias, o apresentador precisa ser um dos autores do trabalho.
Nos casos envolvendo pacientes, crianças, adolescentes ou pessoas vulneráveis, ou grupo de pesquisa, a identificação e o anonimato devem ser preservados em qualquer circunstância, inclusive em fotografias. No caso de instituições, os nomes e as imagens poderão ser explicitados, desde que haja autorização formal para isso. Estes cuidados são de responsabilidade dos proponentes do resumo inscrito.
Não serão permitidas alterações de datas e horários de apresentação, em relação ao previsto na programação do evento.
É obrigatório que o apresentador esteja no local da apresentação com, no mÃnimo, 20 minutos de antecedência do horário previsto na programação. O cumprimento do horário é indispensável.
Para o trabalho inscrito para ambas as modalidades, deverá ser preparada apresentação de acordo com as normas especÃficas de cada uma delas.
Haverá um certificado de autoria pelo resumo aprovado, no qual constarão os nomes de todos os autores. No certificado de apresentação do trabalho constarão apenas os autores presentes no dia e horário da apresentação.
Disponibilizamos o modelo para apresentação na modalidade de pôster no Seminário Multiprofissional PROTECA. Link do modelo:Â âš ï¸ Atenção:  [Acesse e faça download do modelo do pôster]
Para baixar o modelo, você deve ir no Menu “Arquivo”, e clicar em “Baixar” -> Microsoft Power Point (.pptx).
O modelo do pôster já está nas dimensões exigidas, isto é, 1,20m de altura X 0,90m de largura.Â
Atenção! O pôster deve ter fundo liso e branco, podendo ser impresso em sulfite, no formato de banner, sem suporte horizontal (madeira). A confecção e a fita adesiva para afixar o pôster são de responsabilidade das pessoas apresentadoras. A Comissão CientÃfica disponibilizará apenas o suporte (biombo) para afixar o pôster.
O pôster deve ter as seguintes dimensões: 1,20 m de altura X 0,90 m de largura; deve ter o fundo liso e branco, e pode ser impresso em sulfite, no formato de banner, sem suporte horizontal (madeira). Sua confecção e a fita adesiva para afixar o pôster são de responsabilidade do(s) proponente(s). A Comissão CientÃfica disponibilizará o suporte (biombo) para afixar o pôster.
O tÃtulo do pôster deve ser idêntico ao tÃtulo do trabalho inscrito, e deve vir centralizado, tamanho de fonte 40, em negrito e em CAIXA ALTA.
Dois espaços simples abaixo do tÃtulo, os nomes dos autores devem ser escritos em fonte 20, com a instituição de vÃnculo na frente, e email de contato (de cada autor, quando houver mais de um), em fonte 20.
O pôster deve ser, por si só, auto explicativo, de preferência com pouco texto e mais ilustrações (figuras, diagramas e tabelas). Ao final do pôster é obrigatória a inclusão das referências mais relevantes e que foram utilizadas para a confecção do resumo (3 a 5 referências). Devem ser observadas as normas da ABNT para estas referências, seguindo o que está estabelecido no Manual de Normalização, disponÃvel em https://bibliotecas.ufpr.br/servicos/normalizacao/
As informações contidas no pôster devem ter como base o que foi apresentado no resumo de inscrição no evento. As figuras (fotos, gráficos, mapas, etc…) devem ter boa resolução (sugestão no mÃnimo 300 dpi).
O(s) autor(es) que estiver(em) com o pôster, no horário indicado na programação, deverá(ão) estar disponÃvel(is) para atender ao público, comentando o trabalho e esclarecendo possÃveis dúvidas.
Ao final da sessão, o pôster deverá ser retirado do biombo pelos autores.
As sessões de roda de conversa serão simultâneas, de acordo com a programação.
Nelas, cada trabalho terá tempo estipulado para apresentação de até 10 minutos, de modo a nortear o diálogo na forma de roda de conversa.
A apresentação deverá ser realizada por ao menos uma pessoa autora do trabalho, seguida de um momento próprio à participação das demais pessoas presentes, oportunizando, assim, um espaço de diálogo e intercâmbio de experiências, mediado por uma ou mais pessoas articuladoras.
Caso haja necessidade de uso do equipamento da sala para a apresentação (notebook e projetor, já disponÃveis nas salas), o trabalho deverá ser trazido em pendrive, em formato pdf. Não há garantia de acesso à internet no equipamento, no local.
O evento é gratuito para todas as pessoas participantes (ouvintes e apresentadores).
Para mais informações ou dúvidas, entre em contato: eventoproteca@ufpr.br
Contamos com sua presença e envolvimento neste esforço de prevenção e fortalecimento de redes de proteção infanto-juvenil!
O seminário é uma iniciativa do projeto de extensão PROTECA, que há mais de 10 anos atua na defesa dos direitos de crianças e adolescentes em ambientes fÃsicos e virtuais. Dentre diversos projetos de pesquisa, o PROTECA já desenvolveu um observatório de monitoramento contra o abuso infantil, em parceria com o Ministério da FamÃlia, Mulher e Direitos Humanos, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a UFPR.
Para conhecer mais:
Contribua com suas experiências, aprenda com especialistas e forme parcerias para fortalecer as redes de proteção. Esperamos você entre os dias 24 e 26 de abril, no Câmpus Jardim Botânico da UFPR.
Juntos, podemos fazer a diferença!
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